Sintomas como dores nas costas e nos ombros, além de dificuldade de encontrar vestimentas adequadas afetam consideravelmente a qualidade de vida de mulheres com mamas muito grandes. A cirurgia, que resulta numa cicatriz em forma de T, reduz o tamanho das mamas, melhora o formato das mesmas e eleva a posição das aréolas, trazendo grande satisfação para a paciente, com redução das dores e desconforto, além de melhorar a auto-estima.

A mama é o maior símbolo de feminilidade para as mulheres. Paciente com mamas pequenas, flácidas ou assimétricas se beneficiam da inclusão de implantes de silicone para melhorar a projeção e formato das mesmas. As cicatrizes ficam posicionadas no sulco mamário (dobra na parte inferior da mama). O tamanho das próteses depende além do desejo da paciente, das medidas do seu tórax e da largura da sua mama.

Essa cirurgia não afeta a amamentação, mantendo as funções das mamas normais.

A mastopexia é mais indicada para pacientes que:

  • Possuem mamas pendentes, porém com volume satisfatório;
  • Possuem mamas muito flácidas, causadas por grandes perdas de peso, gestação, amamentação ou condições genéticas;
  • Possuem aréolas e mamilos muito baixos, que podem ser reposicionados sem grandes alterações no formato das mamas.

Vale ressaltar que o implante de próteses de silicone pode ser associado à mastopexia para melhora do formato e contorno da mama, e, se for a intençao, aumento do volume mamário.

Ginecomastia é o aumento da glândula mamária masculina, podendo ser de causa desconhecida ou causada por álcool, drogas, anabolizantes, certos medicamentos ou por doenças endócrinas. A cirurgia é feita com uma cicatriz no contorno inferior da aréola. A lipoaspiração associada pode ser indicada, quando existe um acúmulo de gordura nessa região.